terça-feira, 27 de março de 2007

Um Breve Resumo da história do Exército Brasileiro no século XIX

Juntamente com a marinha e a aeronáutica, o Exército Brasileiro forma o conjunto de forças armadas que defendem o Brasil em operações externas. Ele é responsável pelas missões terrestres, e alem disso é incumbido também com a tarefa de garantir os poderes da da ordem e dos poderes contituionais.
O Exército Brasileiro é considerado parte do Ministério da Defesa. O comandante maior do exército em tempos de paz é o General de Exército, só existem dois na ativa, no país inteiro. Já na guerra é o Marechal, que é o General de Exército mais antigo na ativa que é promovido.
O Exército teve grande influencia na política do Brasil ultimamente, principalmete no final do século XIX e no século XX. Houve uma época em que aconteceu a ditadura militar, que durou 21 anos.
Em 1810, contemporaneo a invasao de de Portugal, por Napoleão, foi criada a Academia Reala Militar do Rio de Janeiro. Em 1815 já perto da independencia, o Exército Brasileiro Criou o Ministério da Guerra e centralizou todas as forças militares da terra.
A independência brasileira teve direta influencia do Exército Brasileiro, que era comandado por Dom Pedro.
Na época do segundo reinado foi tentado o recrutamento obrigatório, mas foi em vão, pois não foi efetivado, por razões políticas.
Em 1865 as Forças Armadas do Brasil foram pegas de surpresa com a Guerra do Paraguai. Tinhamos apenas 16.834 oficiais e praças. No entanto foi Duque de Caxias que reorganizou o exército, após 5 anos de luta.
Desde a proclamação da República vem ocorrendo muitas mudanças no Exército. No ano seguinte à proclamação ocorreu uma reforma no ensino militar.
Após isso entramos no século XX já.



Bibliografia :
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=exercito+wikipedia+brasileiro&meta=

Nenhum comentário: